Bem vinda a Caua Club! Venha como você é e eleve a sua rotina. Conteúdos que facilitam sua busca por mais bem-estar.

Bem vinda a Caua Club! Venha como você é e eleve a sua rotina. Conteúdos que facilitam sua busca por mais bem-estar.

Por Cecilia Schiavon

No último artigo falamos sobre a importância de alinharmos nosso ritmo interno com o ritmo externo. Talvez tenhamos neste alinhamento a chave do tão buscado equilíbrio em nossas rotinas. Aqui na Caua sempre destacamos a importância da constância e da fluidez na mudança de hábitos e para facilitar destacamos três pilares que irão contribuir para mais saúde física e mental: o sono, os horários das refeições e a atividade do corpo. 

O Sono:

Onde tudo começa. Você já percebeu que quando não dorme bem, sente necessidade de ingerir mais calorias? Quando não dormimos o suficiente, há um aumento nos níveis do hormônio grelina, responsável por controlar a fome, o apetite global, o apetite por carboidrato e há, ainda, uma baixa na leptina. Fenômeno que faz a ativação do sistema de recompensa, o qual induz a escolhas alimentares direcionadas a alimentos mais calóricos e ultraprocessados. As consequências destas más escolhas você já sabe.

Os horários das refeições:

Alguns estudos sugerem que pessoas que pulam o café da manhã tendem a dormir tarde e a terem uma qualidade de sono inferior. Além disso, parece que pessoas que pulam o café da manhã são mais propensas a apresentar sintomas de estresse. Um estudo de revisão também sugeriu que pular o pode reduzir a prática de atividade física e o desempenho de exercícios de resistência ao longo do dia. Porém, um belo café da manhã não é efetivo se jejuar nas próximas 12 horas. Lembre-se que precisamos de combustível durante o dia e você acabará compensando a noite, quando chega em casa, relaxa e tem o pensamento “ah, eu mereço”. Este padrão vai na contra-mão do ritmo natural, estimulando um maior armazenamento de gordura corporal. 

Quebre o ciclo reduzindo o volume e melhorando a qualidade do que você consome à noite. Comece com cafés da manhã bem leves, e concentre a fome para o almoço, a principal refeição do dia.  Outra dica importante é buscar 12 horas de jejum entre jantar e o café da manhã. Todos precisam de pausa, inclusive nosso sistema digestório. Assim como o cérebro entende que é dia ou noite pelo claro e escuro, os órgãos envolvidos na digestão, como fígado e intestino, se ajustam aos horários das refeições e liberam enzimas, fazem reparação celular, absorvem nutrientes e eliminam toxinas. A sinfonia vai se estabelecendo. 

A atividade do corpo:

Estar em movimento indica que estamos em período diurno e, sendo assim, a atividade física pela manhã é especialmente importante. Sim, os estudos sobre o melhor horário para a prática de atividade física não são conclusivos e dependem de muitos fatores. Porém, para contribuir com o equilíbrio que buscamos, começar o dia movimentando o corpo ajudará na sinalização necessária e em uma noite de sono mais satisfatória. A dica é não complicar. Se não for possível ir a uma academia, caminhar ao ar livre ou correr perto de sua casa, abuse das aulas online, dos exercícios funcionais utilizando o peso do próprio corpo. Se puder investir em uma bicicleta ou esteira, você pode praticar até mesmo de pijama e mudará o seu dia. Procure orientação de um profissional habilitado e comece a entrar no ritmo para um corpo saudável!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *