Por Caroline Vontobel
O yoga é um dos sistemas filosóficos indianos mais difundidos no ocidente e está baseado em uma obra fundamental, o Yoga Sutras, que guia os princípios gerais e delineia sua estrutura lógica. Essa obra foi compilada por um sábio de nome Patanjali, não se sabe bem a data correta, mas estima-se que por volta dos séculos IV e V a.C.. Seus primeiros registros foram datados por volta de 324 d. C, quando Alexandre, o Grande, ingressou na Índia. A simplicidade que o texto apresenta, traz apenas o essencial, reservando os necessários esclarecimentos para o ensinamento direto, dado pelo instrutor.
O fato é que desde o final do século XVIII o yoga se popularizou no ocidente de uma maneira um tanto inadequada por alguns instrutores preocupados apenas com as práticas corporais, deixando omissos os componentes filosóficos deste complexo sistema.
A porta de entrada deste método é o corpo e as posturas, para muitos, a consciência corporal é descoberta na permanência e na consciência da respiração.
Os Sutras tornam evidente que o Yoga é uma disciplina que trabalha a mente, o corpo é apenas uma ferramenta adicional para o correto desempenho prático. Existem muitas modalidades de Yoga, o que torna ele acessível para qualquer pessoa do jeito que ela for, seja um deficiente físico ou um atleta de alta-performance.
A prática não exige a clausura ou o isolamento do praticante, senão nos momentos de meditação, pois é conveniente um lugar tranquilo para ajudar a apaziguar as oscilações da mente. Pelo contrário, o praticante descobre maneiras mais adequadas de conviver em uma comunidade dentro de um ambiente social habitual para o yogui, nome dado ao praticante de yoga.
Os benefícios do yoga são evidentes e comprovados atualmente, cabe aqui ressaltar que além da melhora da flexibilidade, do fortalecimento muscular, do equilíbrio e da coordenação motora, a prática diária e dentro dos preceitos dos Sutras, traz benefícios para áreas como memória, capacidade de concentração, aspectos emocionais, como a redução do estresse e ansiedade, além do alívio de dores crônicas e o aumento do bem-estar, entre outros.
Nós da CAUA somos entusiasmados com esse método milenar, pois acreditamos que contempla os três pilares fundamentais que compõem a saúde e o bem-estar humano. Muito além do benefício físico, o yoga ensina a dominar a mente e alcançar a plenitude da alma.
Uma resposta