Bem vinda a Caua Club! Venha como você é e eleve a sua rotina. Conteúdos que facilitam sua busca por mais bem-estar.

Bem vinda a Caua Club! Venha como você é e eleve a sua rotina. Conteúdos que facilitam sua busca por mais bem-estar.

Por Cecilia Schiavon

Uma defesa de nós, humanos, é não pensar na finitude da nossa existência e tudo o que está ligado a ela parece incomodar. Por muito tempo, após a idade fértil da mulher, vinha uma fase em que as mulheres não gostavam de pensar sobre ela, muitas tinham medo dela.

No entanto, hoje em dia, graças aos avanços das ciências da saúde, a menopausa não está relacionada à finitude, mas sim, acomete muitas mulheres na metade de suas vidas, ou seja, em uma fase importantíssima de nossa existência.

Muitas vezes o medo vem da falta de conhecimento e como diz a frase de Malala Yousafzai, ativista paquistanesa pelos direitos das mulheres e educação feminina, a informação é a arma mais poderosa que você pode usar.

A menopausa é uma fase natural da vida da mulher que ocorre quando os ovários param de produzir estrogênio e progesterona e de fato pode causar uma série de sintomas, como: suores noturnos, secura vaginal, insônia, alterações de humor e ansiedade. Doenças cardíacas, cerebrovasculares, osteoporose, diabetes, e cânceres como de mama e endométrio também têm seus riscos aumentados nesta fase da vida da mulher. Porém, com as armas do conhecimento podemos sim lutar contra todos estes sintomas e desfechos indesejados. Neste sentido vale destacar a importância dos antes que antecedem a menopausa.

As escolhas feitas nos anos que precedem a menopausa são fundamentais para definir como será esta nova fase de vida da mulher.

É a chamada perimenopausa, um período que já se caracteriza por mudanças hormonais, indo dos 35-40 aos 60 anos, em média. Nesta fase o acúmulo de gordura em locais indesejados começa a aparecer, a famosa tensão pré-menstrual pode se intensificar, há perda de massa muscular e diminuição da produção de colágeno e elastina na pele. Porém, a prevenção pode amenizar muitos sintomas.

Temos aí então uma enorme janela de oportunidade e para aproveitá-la ao máximo devemos ter nosso foco em fazer os ajustes para buscar o melhor em nosso sono, alimentação, movimento, controle do estresse e, por fim, acompanhamento dos hormônios. 

Aqui na Caua, uma plataforma feita por mulheres, queremos trocar conhecimento com você sobre cada um destes pilares, trazendo dicas e sugestões para rotinas mais leves. Acompanhe nossas redes e vamos juntas discutirmos formas de encarar a menopausa como um fenômeno natural e minimizando seus efeitos indesejados.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *