Bem vinda a Caua Club! Venha como você é e eleve a sua rotina. Conteúdos que facilitam sua busca por mais bem-estar.

Bem vinda a Caua Club! Venha como você é e eleve a sua rotina. Conteúdos que facilitam sua busca por mais bem-estar.

Por Cecília Schiavon

O período entre os 40 e os 50 anos de uma mulher se faz especial pois muito do que será plantado nesta fase será colhido nas próximas décadas. 

Meus estudos sempre foram voltados para este público e tento cada vez mais entender como podemos colocar em prática toda a teoria já consolidada sobre a importância da Nutrição, da Psicologia e das rotinas na saúde da mulher. A vida é vivida em pulsos e acredito que podemos ter mais qualidade em nossa jornada sem pressão ou falso moralismo que esta mesma fase entre tanto exige. 

É a tal maturidade que vem nos acenar sobre nos ouvir internamente e não tolera mais tanta dica, conselho e faça como eu faço que tanto nos sobrecarrega nas redes sociais.

Por isso, hoje trago uma sugestão para você que quer aproveitar esta janela e trazer mais saúde para suas próximas décadas através de uma boa nutrição e para ficar mais didático vamos nomear: dieta mediterrânea. Uma estratégia nutricional que pode te trazer muitos benefícios seja na endometriose, na TPM, na síndrome do ovário policístico ou na menopausa.

Você pode estar pensando: ah mas moramos no Brasil e agora? 

A dieta Mediterrânea tem como principais característica o consumo de vegetais, frutas, grãos integrais e leguminosas, gordura do abacate e do azeite de oliva e pouca carne vermelha, priorizando carnes brancas como peixes e frutos do mar.

Agora vem comigo, qual País tem como prato típico o arroz com feijão (leguminosa)? Que tem um litoral extenso e muitos rios, oferecendo muitos peixes? Que tem uma diversidade de frutas, verduras e castanhas que encanta qualquer turista internacional? É o nosso, não é? Com as devidas adaptações podemos sim seguir este padrão alimentar tão estudado e discutido na literatura científica para o nosso dia a dia.

Além de ser uma dieta muito gostosa, o que contribui para se tornar um hábito, e não apenas seguir por um período, a dieta mediterrânea fornece nutrientes que modulam a produção de hormônios e neurotransmissores, além de minimizarem a inflamação, o estresse oxidativo, a disfunção mitocondrial e a resistência a insulina.

Não perca a sua janela de oportunidade. Procure um profissional nutricionista e traga mais deste modelo de dieta para o seu prato. Se cuide! 

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *