Bem vinda a Caua Club! Venha como você é e eleve a sua rotina. Conteúdos que facilitam sua busca por mais bem-estar.

Bem vinda a Caua Club! Venha como você é e eleve a sua rotina. Conteúdos que facilitam sua busca por mais bem-estar.

Por Cecilia Cesa Schiavon

Nutrição é muito mais que alimentação, todos sabem, e eu diria que nesta época do ano, ainda mais. É uma atividade social, e que ser social somos nós. A pandemia foi a maior prova. O ano que passou nos fez refletir, reviver fatos tristes da nossa história como humanidade, além dos desafios pessoais que todos temos, ano mais, ano menos. 

O que nos resta agora é respirar bem fundo e ouvir nossas próprias necessidades, sejam elas físicas, mentais ou emocionais. Vamos então recomeçar, como bem orienta essa ideia de organização, criada por nós, para tentar controlar o incontrolável tempo.

Sendo assim, hoje eu apenas gostaria de dizer: vamos nutrir corpo e alma neste fim de ano?

A alimentação é um pilar fundamental na busca do bem-estar, seja ele físico ou mental, então que tal começar por ela neste início de 2024? Eu sei, você deve estar cansado das dicas como “fuja de alimentos gordurosos” ou 5 doces saudáveis para as festas de fim de ano, que olhando bem, bem mesmo, não são lá tão saudáveis ou, ao menos, não para todos. Nada é regra para todos. Então não me leve a mal com sugestões para você colocar mais nutrição no seu fim de ano, são apenas reflexões pois sabemos que o primeiro passo para melhorar algo é o conhecimento.

Vou então, modestamente, me aventurar a dar 5 dicas para que você possa trazer mais Nutrição para você e quem sabe até não possa refletir para quem irá compartilhar as festas com você?

 

  1. A primeira delas é: não se prive do seu prato favorito, apenas evite os exageros, pois os estudos mostram que o prazer é grande mesmo nas primeiras garfadas.
  2. Sobre o álcool, evite drinks com muito açúcar e se possível prove a minha dica: kombucha com gelo de frutinhas vermelhas! Muitas vezes bebemos álcool por não ter outra opção saborosa ou para participar com um copo na mão.
  3. Comeu um pouco mais e está tudo bem, mas não se engane. Evite o ciclo do “já que” ou “quando voltar das férias eu vou comer melhor”. Ninguém ganhou seus quilos a mais ou os teve consequências de uma alimentação inadequada por culpa das festas de fim de ano, mas o comportamento de deixar para depois sim. Engordou? Não fuja, saiba quanto pois assim saberá quanto deve voltar.
  4. Não precisa repetir para parecer que gostou. Comece por aí a dizer queles nãos que muitas vezes precisamos. Um simples: “estava excelente, mas estou bem, obrigada” é até mesmo elegante.
  5. Mexa-se! Se não for possível 40 minutos, que sejam 15 minutos. Se não tiver onde, dance!

 

Por fim, viva o momento presente.

Seja no olhar de um familiar querido, em um abraço apertado na virada do ano ou na primeira mordida daquela receita especial.

Não sabemos quantos recomeços de ano iremos viver, um nunca é igual ao outro e hoje eu só quero desejar que você tenha saúde, paz e agradecer por você estar aqui na Caua lendo este texto até o fim.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *